Pular para o conteúdo principal

Resumo: Clima e tempo atmosférico (6º Ano - Geografia)






·         Atmosfera: é a camada de ar que envolve a Terra, essencial para a manutenção da vida. É na troposfera (primeiros 15 km da atmosfera) que ocorrem todos os fenômenos atmosféricos (chuva, neve, tornado...)
·         Tempo atmosférico X clima:
- Tempo atmosférico: “humor do lugar”, ou seja, situação momentânea da
 atmosfera (instável)
- Clima: “personalidade do lugar”, ou seja, sucessão habitual de tipos de
 tempo (estável)
·         Elementos do clima:
- Temperatura: é influenciada pela latitude e altitude.
- Umidade: (característica das estações do ano: seco ou úmido)
- Precipitação: (chuva, neve, granizo)
Tipos de chuvas:
- Frontais: encontro de massas de ar quente e fria;
- Convectivas: resultado da elevada evapotranspiração;
- Orográficas: chuvas que se concentram em uma parte da montanha ou planalto.
- Ventos: é o ar em movimento, resultado das diferenças entre temperatura do ar e pressão.
- Pressão atmosférica: é o peso que o ar exerce em um determinado lugar,
a pressão atmosférica varia de acordo com a temperatura e a altitude.
·         Fatores do clima:
- Latitude: (distribuição da radiação solar sobre a superfície terrestre, essa distribuição é desigual por causa da forma e a inclinação da Terra, temos então:  zona polar, temperada e tropical)
- Altitude: é a altura do relevo, quanto mais alto mais frio, e montanhas e planaltos podem impedir a passagem de chuvas para o interior deixando o clima dessas regiões seco.
 - Maritimidade: e continentalidade: a proximidade do mar contribui para elevar a umidade da região e as temperaturas não variam muito (baixa amplitude térmica), a continentalidade possibilita maior amplitude térmica e menos umidade.
- Massas de ar: têm características diferentes em relação à temperatura e umidade.
- Correntes marítimas: frias ou quentes que se deslocam pelos oceanos.

Climogramas:
- Gráfico de barras que permite visualizar a quantidade de chuvas mensais e anuais, e a temperatura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOGO GEOGRÁFICO SOBRE CLIMA E TEMPO ATMOSFÉRICO.

Este é um excelente material pedagógico que irá tornar sua aula sobre clima e tempo atmosférico mais atrativa e divertida. Se você é assim como eu, um ser inquietante que  está sempre em busca de novas possibilidades e maneiras de tornar suas aulas mais interessantes para seus alunos, este material é ideal para você. O jogo Ludo Geográfico traz a possibilidade de ser utilizado como atividade avaliativa, a maneira como este recurso foi estruturado permite ao professor avaliar os conhecimentos dos alunos por meio da ficha de registro individual. Este material conta com: tabuleiro, orientações sobre a dinâmica e funcionamento do jogo Ludo Geográfico (Clima), ficha com o questionário para os alunos (40 questões de múltipla-escolha) e gabarito para o professor, ficha de registro individual de respostas para as questões apresentadas em jogo, cartas de sorte e revés (24 cartas), modelo de dado e peões (no anexo), planejamento da aula de acordo com a BNCC.  Desenvolvido por Adr

JOGO DE TABULEIRO sobre blocos econômicos.

Caracterização do jogo: Trata-se de um jogo sobre blocos econômicos. A dinâmica deste jogo está baseada em quatro ações (CITAR, LOCALIZAR, CARACTERIZAR e EXEMPLIFICAR) que os jogadores estarão sujeitos a executar. Essas ações estão dispostas no tabuleiro e, cada uma delas está representada por uma cor. O jogo conta com um tabuleiro, 46 cartas de ações, 12 cartas de charadas geográficas, quadro com as respostas e ficha de registro, modelo de dados para imprimir e gabarito para o professor. Qualidades do produto ( jogo de tabuleiro blocos econômicos): 1. Arquivo em pdf para imprimir a quantidade que quiser. 2. Proposta de Atividade lúdica. 3. Promove a situação de aprendizagem. 4. Promove a interação e o debate. 5. Permite desenvolver o raciocínio lógico. 6. Proposta de avaliação alternativa. 7. Torna a aula mais dinâmica, atrativa e divertida. 8. Permite a compreensão e contextualização do conteúdo. 9. Possibilita ao aluno: classificar, caracterizar, comparar, identificar, l

Jogo de tabuleiro: conhecendo a África

O jogo de tabuleiro conhecendo a África foi desenvolvido para ser aplicado na disciplina de geografia, mais especificadamente para as turmas de 8º ano do ensino fundamental, pois, aborda o conteúdo continente africano. Trata-se de um jogo colaborativo (gincana) por envolver toda a classe, além de promover um ambiente de competição, por ser um jogo de conquistas de territórios a partir dos conhecimentos sobre a geografia do continente em questão. O jogo conta com 48 cartas com perguntas (sobre população, economia, aspectos físicos e históricos da África) 24 cartas de sorte ou revés (contendo micos para criar uma atmosfera de diversão e brincadeiras), tabuleiro e roleta pronto para imprimir, montar e jogar. Além disso, este documento possui orientações bem explicadas da dinâmica do jogo e planejamento de aula de acordo coma BNCC. Este material é riquíssimo, está bem estruturado e é exclusiva sua proposta. https://go.hotmart.com/F22668103C