Segue
abaixo quatro modelos de atividades avaliativas que você poderá usar ou
adaptar:
ATIVIDADE 1:
Apresentar aos alunos o vídeo chove ou não chove? Ciência Hoje das crianças. Disponível em:
http://livro.pro/2q2brp.
E
na sequência pedir que resolvam as questões a seguir de interpretação do vídeo:
1.
Quais instrumentos meteorológicos foram apresentados no vídeo?
2.
Por que, para quê e como se faz a previsão do tempo?
ATIVIDADE 2:
Este
trabalho deverá ser encaminhado para casa:
Solicitar
que cada aluno observe e descreva as condições do tempo atmosférico de um dia
da semana seguindo o roteiro abaixo:
1.
Observe o comportamento dos elementos do clima durante o dia previsto nesta
consulta do tempo atmosférico e registre abaixo:
-
Estado momentâneo do tempo atmosférico:
-
Temperatura:
-
Pressão atmosférica:
-
Precipitação:
-
Umidade do ar:
-
Ventos:
2.
Site utilizado para consultar a previsão do tempo:
-
Instrumentos utilizados para prever o tempo:
3.
Como estas condições de tempo atmosférico pode influenciar no cotidiano da
comunidade local?
-
Importância de se prever o tempo atmosférico:
3.
A partir das informações obtidas acima, o aluno deverá confeccionar um boletim
ilustrado para divulgar a previsão do tempo atmosférico. Além das informações
sobre o tempo atmosférico no boletim deverá constar data (dia, dia da semana,
mês e ano).
Observação:
para realização da atividade (2.a) é necessário os conhecimentos sobre
elementos atmosféricos.
ATIVIDADE 3:
1. Faça um desenho de uma paisagem com os
seguintes elementos:
-
Desenhe uma montanha, de um lado um vale e o mar e do outro um deserto. Após
identifique na paisagem os fatores do clima que possivelmente atuariam nesta
paisagem.
ATIVIDADE 4
1. Pintar o mapa e a legenda e buscar as
características dos climas quanto à
temperatura e umidade:
Comentários
Postar um comentário